Porque você precisa de inspiração?

posted in Artigos

Porque você precisa de inspiração?

Porque muitos de nós precisamos de inspiração para fotografar?

Se faltar inspiração para fotografar, devemos fotografar? Devemos nos forçar a estar inspirados?

Siga sua tendência natural

Se você não tem um paixão natural por fotografar, não fotografe.

Fotografar é algo apaixonante e você não deveria se forçar a tirar fotos. Você tem que fazer isso naturalmente, todo dia, o quanto você conseguir. Assim como um cachorro corre atrás de sua cauda.

Se você é um escritor, porque tem bloqueios para escrever? É porque tem medo das pessoas te julgarem negativamente? Ou porque ficou sem ideias para continuar? Ou porque não tem a compulsão por escrever?

Não fotografe quando não quiser

Tente esse experimento: se você não estiver com vontade de fotografar, não fotografe. Se você se força a fazer fotografar sem querer, será um peso para sua alma, paixão e entusiamo. E você não irá conseguir enganar o público com seu resultados.

Já vi muitos amigos que não estavam tão inspirados tentando aqueles desafios de 365 fotos em um ano, onde você tira uma foto por dia e faz o upload nas redes sociais 365 dias direto. Mesmo que as fotos acabem sendo chatas, clichês ou sem alma.

Prefiro ver um fotógrafo que só tira fotos quando sente a necessidade e apresenta uma foto maravilhosa por ano.

De onde veio essa ideia

A fonte dessa ideia é o Elon Musk, que aconselhou aspirantes a empreendedores assim: “Se você precisa de alguém para te inspirar a ser um empreendedor, você provavelmente não deveria ser um empreendedor”.

Essa ideia também vem de Nassim Taleb, que só escreve quando quer. Ele menciona que “não se pode enganar o leitor”, o leitor sempre consegue ver através de sua criação.

Não faça o trabalho criativo se não quiser

Ao não se forçar a fazer algo que você não quer, você sente muito mais paz, menos ansiedade e fica mais feliz.

Fará menos trabalho criativo mas fará um trabalho criativo melhor. Seu trabalho será sempre mais inspirado, cheio de vida e paixão.

Penso que é bom parar de produzir por algum tempo. Parar de forçar a produção nos ajuda a acumular ideias, conhecimento e inspiração. Dá tempo para que a cabeça se acalme e volte a observar o ambiente com mais calma.

Você não precisa da inspiração de outros para seguir a sua paixão. Tem que seguir seu coração. Faça o que é real, autêntico e espontâneo para você!