Uma introdução à fotografia

posted in Artigos

Uma introdução à fotografia

Fotografia. Uma palavra simples, porém tão ampla quando se considera suas possíveis aplicações e formas de aproveitamento nas diversas áreas do conhecimento. Basicamente, fotografia é desenhar com luz. Ela pode ser vista como arte, quando manipulada dentro de toda sua complexidade para isto, como ferramenta de trabalho ou como algo simples que pode ser usado no cotidiano.

Vivemos na Era da Fotografia Instantânea, todas as marcas e modelos existentes no mercado possibilitam que praticamente todos possam fotografar. Entretanto, produzir uma foto com a iluminação correta e foco, algo que as máquinas fotográficas atuais permitem, não é o suficiente para se obter uma boa fotografia. A foto vai além do clique, ela envolve escolhas conscientes que consideram suas mais diversas variáveis.

Podemos usar a fotografia pra criar climas, criar fantasias, para imortalizar lugares, fatos ou pessoas. Todavia, fotografia é acima de tudo uma arte divertida. Ela é capaz de registrar lembranças e comunicar idéias, e é única em sua capacidade de congelar para sempre um determinado instante no tempo. Fato que, provavelmente, lhe trás essa simpatia universal.