Tire fotos diferentes

posted in Artigos

Tire fotos diferentes

Ok, o título desse post parece óbvio. Que pessoa não quer tirar (ou sair em) fotos que não pareçam com milhões de outras? Todo mundo quer aquela foto que, além de tecnicamente perfeita, seja linda. Como fazer isso? Vou considerar que você, como uma pessoa que gosta de fotografia, já está por dentro das técnicas mais comuns e já domina o seu equipamento. Vulgo, “fotografa no manual”. Então se você já domina a técnica é hora de focar na experimentação.

Foi assim comigo

Quando comecei a fotografar eventos sociais, a maior parte deles era a noite e descobri uma configuração da câmera que me deixou muito confortável. As fotos ficavam bem claras (uma exigência do fotógrafo que estava me ensinando na época) e tudo o que eu precisava fazer era uma foto aberta e uma fechada. Essas eram minhas fotos. Fotos claras, uma aberta e outra fechada. Nada de errado nisso, eu estava começando e estava atendendo as expectativas do meu primeiro mentor na fotografia. O problema é que depois de alguns eventos isso fica muito chato e comecei a sentir falta de fotos novas, de fotos que me deixassem impressionado.

O segredo para mudar

Foi a partir dessa insatisfação que comecei a experimentar. Arriscar coisas que eu achava “perigosas” como deixar algumas partes da foto estourarem, tirar fotos bem mais escuras ou até mesmo fotografar com uma velocidade super baixa. Comecei a buscar novos enquadramentos, procurando lugares mais altos ou colocando a máquina fotográfica no chão mesmo. As primeiras fotos ficam muito ruins mas com o tempo você aprende alguns enquadramentos que são totalmente seus. Isso porque você buscou, porque você se deixou experimentar. Não tenha medo de subir o ISO, deixe suas fotos com mais cores, arrisque um panning.

O segredo de verdade

São muitas as possibilidades e é pelo caminho da curiosidade que se chega em fotos lindas e exclusivas. Mas acho que a dica de ouro é que nada se cria, tudo de copia. Então procure por fotos bonitas, veja milhares de fotos por dia, dê para a sua memória milhares de lembranças que possam te ajudar na hora de fotografar. E se gostar muito de uma foto ou de um estilo, tente replicar sem medo o resultado da foto. É essa mistura do que já existe com o seu olhar que trará à vida as fotos que todos estamos correndo atrás.