Não sei posar pra foto

posted in Artigos

Não sei posar pra foto

Assim como a maior parte das pessoas não me sentia nem um pouco a vontade quando chegava a hora de sair na foto. Não sei se era a presença de alguém me fotografando ou se o pensamento de “o que as pessoas vão achar de mim na foto” que me deixava mais nervoso. Confesso que pra mim ainda é muito mais fácil tirar foto do que sair nela, porém depois de algum tempo super preocupado com isso tenho conseguido ficar mais tranquilo e gostaria de compartilhar isso.

Linguagem corporal
Nosso corpo fala. E fala muito. Podemos ignorar isso ou não nos preocupar mas a grande verdade é que o nosso corpo está falando mesmo que não saibamos identificar o que ele está dizendo. Então um bom começo é ler um pouco sobre linguagem corporal. Não para virar algum tipo de mestre em leitura corporal e sair lendo as pessoas como se você fosse descobrir algum grande segredo. É um tipo de leitura que irá te deixar mais confortável com o seu corpo e com o tempo, entendendo como o corpo fala, você poderá transmitir na hora que for fotografado o que você realmente quer dizer.

Evite poses repetidas
Eu tenho um amigo que sempre dá o mesmo sorriso em todas as fotos. Não faça isso. Nada de mesmas poses, nada de “esse é o meu lado melhor”. A foto está ali para registrar o momento, o que está a acontecendo, então se deixe ser espontâneo. Se permita sair com a boca aberta, fazendo careta, pulando ou o que der vontade na hora. A essência de uma boa fotografia é a emoção que ela transmite, logo a ideia central é não se podar e viver o momento em paz.

Isso me fez sair mais bonito nas fotos? As vezes sim, as vezes não mas pode ter certeza que aquele medo de antes diminuiu a ponto de quase acabar. Não me sinto mais tão nervoso e a preocupação passou a ser se essa foto que acabou de ser tirada vai ser a minha mais nova foto divertida!