Formas de se inspirar novamente | 9 – O desafio das “1000 fotos”

posted in Artigos

Formas de se inspirar novamente | 9 – O desafio das “1000 fotos”

Outro problema que vejo muito fotógrafos de rua cometerem é que quando vêem uma cena interessante tiram apenas uma foto. O problema é que muitos de nós, fotógrafos de rua, carregamos o mito do “momento decisivo” grudado na cabeça – acreditamos que os mestres da fotografia de rua (como Cartier Bressan) tiravam apenas uma foto de uma cena de alguma forma “capturavam” ele de primeira.

A realidade é que os melhores fotógrafos de rua frequentemente tiram muitas fotos de uma mesma cena.

Se você olhar os negativos dos mestres da fotografia de rua, verá que eles frequentemente trabalhavam a cena, quando viam que era interessante. Você pode ver isso vendo os “Magnum Contar Sheets” ou mesmo olhando os negativos de Robert Frank do “The Americans” do livro “The Americans, Looking In”.

Se você fica muito nervoso e hesita muito quando está na rua (por exemplo, vê uma cena interessante, quer fotografar ela, mas você esta nervoso, e acaba não fotografando porque analisa demais) essa tarefa será perfeita para você.

Então o exercício é esse: em um único dia você irá tirar no mínimo 1000 fotos.

Não estou dizendo que como fotógrafo você tem que tirar 1000 fotos todo dia. Mas se você se encontra hesitando em fotografar na rua (porque esta nervoso ou se criticando muito), se tira só uma ou duas fotos de uma cena e quer aprender como trabalhar a cena – esse exercício vai te ajudar a relaxar e a lubrificar seu “dedo no gatilho”.

Um texto de Erik Kim – Tradução livre por André Nascimento | Original em: http://erickimphotography.com/blog/2014/12/19/15-street-photography-assignments-re-energize-re-inspire/