Formas de se inspirar novamente | 6 – O exercício da “Uma quadra”

posted in Artigos

Formas de se inspirar novamente | 6 – O exercício da “Uma quadra”

Alguns anos atrás eu fui um dos curadores (e participante) do primeiro “Você Está Aqui”, um exercício de fotografia de rua nos Estados Unidos. Meus amigos Jacob Patterson e Nina tiveram uma brilhante ideia: eles escolheram uma quadra em Los Angeles e você só estava permitido a fotografar naquela quadra. Por um mês você só estava permitido a fotografar naquela quadra, e eles exibiram as três melhores fotos de cada fotógrafo na quadra mesmo.

No início parecia simplesmente impossível. Como era possível ser criativo fotografando apenas uma quadra? Haviam tantos outros lugares que eu gostaria de fotografar na região. Me senti bem reprimido tendo que fotografar somente ali.

Mas enquanto o mês passava (e talvez depois de andar centenas de vezes na mesma quadra) eu tive uma grande epifania: limites alimentam a criatividade.

Estar comprometido a fotografar apenas aquela quadra me forçou a ser criativo. O que eu poderia fazer com o material e com as pessoas naquela quadra para fazer fotografias interessantes? Essa situação me forçou a pensar “fora da caixa” – e também a valorizar o que eu tinha disponível (e não o que não tinha).

Além disso comecei a conhecer aquela quadra bem pra caramba. Conheci as pessoas que moravam e trabalhavam ali muito bem. Não somente isso, mas a coisa engraçada era que: cada vez que eu dava uma volta na quadra, descobria um novo pequeno detalhe ou alguma coisa que era nova.

E no final, todos os fotógrafos terminaram fazendo 3 fotos muito boas e a apresentação das fotos foi um grande sucesso.

Então como você pode aplicar este mesmo conceito na rua em que fotografa?

Bem, escolha uma quadra no seu bairro ou mesmo na sua cidade (de preferência perto da sua casa ou trabalho) e faça o projeto nessa quadra. Faça por um mês, e escolha suas 3 melhores fotos.

Se você for realmente ambicioso, talvez você possa fazer isso por um ano inteiro, e se você escolher 3 fotos por mês, você pode editar essas 36 imagens (um bom tamanho para um livro).

Esse exercício vai ter forçar a ser criativo com o espaço e a área que você tem, e te fazer conhecer a área muito bem. Acho que como um fotógrafo é melhor conhecer um lugar muito bem (do que viajar constantemente e ter um conhecimento superficial de diferentes lugares).

Não apenas isso, mas essa tarefa vai te ensinar que os melhores fotógrafos estão no seu próprio quintal, e não precisam estar longe de casa.

Um texto de Erik Kim – Tradução livre por André Nascimento | Original em: http://erickimphotography.com/blog/2014/12/19/15-street-photography-assignments-re-energize-re-inspire/